Florada dos ipês colore ruas e espaços de Rio Negro
- 15/09/2025
- 0 Comentário(s)

A árvore Ipê é nativa do Brasil e de algumas regiões da América do Sul. Ela encanta as pessoas pelas suas lindas flores coloridas e vibrantes, que ao florescerem acabam transformando qualquer ambiente em uma “atração turística”.
Em Rio Negro as árvores ipês são encontradas nas cores amarela, roxa e branca. Diversas ruas e espaços do município estão atraindo os olhares da população e de turistas. A Avenida Francisco Xavier da Silva é um grande exemplo. Esta via do Centro está ainda mais bonita com os ipês existentes no canteiro central, além de outras espécies de árvores que ajudam a deixar a via bem arborizada.
Tendo a devida atenção com relação à segurança no trânsito, os cidadãos podem fazer belas fotos das árvores ipês de diferentes ângulos, que ajudam a divulgar a beleza ambiental de Rio Negro através das redes sociais.
SAIBA MAIS
O nome Ipê é originário do tupi-guarani, que significa casca dura, uma referência à resistência da madeira dessa árvore. As flores das árvores ipês possuem forma de funil. Elas florescem entre junho e novembro, começando pela cor roxa e rosa, depois o amarelo e por último o branco.
A florada dos ipês é um espetáculo da natureza que infelizmente dura pouco. A duração é de 10 a 15 dias, dependendo de fatores como o clima, chuva e idade das árvores.
No ano de 1961 o então presidente Jânio Quadros declarou o ipê-amarelo a Flor Nacional. Desde então o ipê-amarelo é a flor símbolo de nosso país.
Assessoria PMRN